Dica Casamento

Obrigações de madrinha

20:37Ana Paula Fonseca

Pra quem não sabe nós somos um grupo muuuito grande de blogueiras (e a maioria noivas) que postam diariamente sobre casamento e possuímos um cantinho no facebook que usamos pra desabafar, fofocar, contar piada... e é impressionante o número de histórias que aparecem por lá sobre amigas que disputam atenção com a noiva, que criticam todas as escolhas ou pior, ficam com invejinha do casório alheio.

Por isso, caros leitores, hoje o recado é especial para os convidados de honra do casamento, mais especificamente para as madrinhas. Eu não tenho a intenção de ditar regras mas é sempre bom saber como deixar a amiga mais feliz, né?



Se você foi convidada para ser madrinha (ou, no meu caso, também dama de honra) saiba que é uma pessoa muito especial para o casal. Sim, pode se sentir... você realmente é. Mas cuidado para não tomar certas liberdades.

- Festas de casamento são caras e exigem muita preparação financeira do casal. Dê sim algumas sugestões mas respeite a decisão dos dois, afinal são eles que sabem do orçamento.

- Aproveite para sugerir todas as ideias malucas que você adora, mas se a noiva preferir o clássico... bem, respeite. E guarde para quando for a sua vez ;)


- Noivas amam ser noivas! E amam mais anda falar muito sobre o assunto. Então seja paciente e se ofereça para ouvi-la, no final é tudo o que ela precisa.

- Se ela quer fazer 20 projetinhos DIY, ofereça ajuda! Quando dividimos as tarefas tudo fica mais agradável, né? E além do mais depois de casada a atenção da moça vai mudar de foco por um tempo (e isso é natural), então essa é uma ótima desculpa para passarem mais tempo juntas.


- Se você foi convidada para a prova do vestido prepare os lencinhos! Ver a amiga de noiva pela primeira vez pode ser mais emocionante do que você imagina... mas lembre-se de que nessa hora não prevalece o seu gosto, e sim o que fica melhor no corpitcho dela, ok?

- Tem gente que já torce o nariz quando é convidado para ser padrinho/madrinha pois terá que comprar um presente mais caro. Sim, aproveite para dar algum item importante para a casa como fogão, sofá... Mas veja bem, se recebeu o convite é sinal de que tem certa intimidade com o casal, certo? Então eles com certeza entenderão se você der um presente que condiz com o seu orçamento. Festa de casamento não se trata de receber presentes, mas sim de compartilhar felicidade e amor <3


- A noiva sugeriu que as madrinhas fossem com o mesmo vestido? Escolheu pelo menos uma cor igual para todas? Aceite. Se acha que a cor ou o modelo não ficarão bons no seu corpo você tem todo o direito de dar a sua opinião! Sente com a amiga e converse sobre isso, mas lembre-se que você faz parte de um conjunto, ficará no altar, aparecerá nas fotos... então a palavra final é a da noiva, ok?

- Ajude também nos preparativos do chá de cozinha, chá de lingerie, chá bar, despedida de solteira, etc. Dê esse momento para o casal curtir a fase pela qual estão passando... os preparativos do casamento podem ser muito estressantes e eles merecem um momento para esquecer a lista de afazeres.


Compartilhar o momento com os amigos é maravilhoso! Ver o brilhinho nos olhos em cada etapa, perceber a alegria quando tudo está tomando forma, notar o coração batendo mais forte... isso não tem preço! Então entre na dança também... esteja lá para todos os momentos, seja o ombro amigo e a mão na massa, a sonhadora e a defensora da realidade, o "vai fundo" e o "vai com calma"... faça seus amigos felizes! =]


Leia também

19 comentários

  1. Você tem sido tudo isso! :)
    Amanhã tem DIY heeeein uahauhaua
    Melhor madrinha de todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own obrigada querida amiguinha! =]

      Amanhã estarei aí, podexá rs não dá pra desperdiçar esse seu horário vago, né? =P

      Excluir
  2. Ana você devia ser cosultora de madrinhas, devia dar palestra de como ser uma madrinha, porque ta difícil viu.

    Suas amigas tem sorte....muita sorte.

    Esse manual devia ser publicado viu.

    Beijão

    http://royalweddingbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Aline, muito obrigada! =]

      Odiaria ter que ficar na frente de um monte de gente haha morro de vergonha... mas espero que esse post inspire as madrinhas que estão precisando de puxão de orelha

      Excluir
  3. Mandou hein Aninha!!!! Show de bola! Parabéns pelo Texto... Muitas madrinhas, amigas, damas precisam ler isso aqui...
    De fato precisamos de atenção e muita ajuda... E tudo o que nós mais amamos fazer é falar sobre casamento, então tem que ter paciência!

    Eu queria ter uma madrinha como você!!! S2

    Linda!

    Bjs

    noivanorj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadinha Lu!! Que bom que gostou do texto =]

      E vcs me teeem virtualmente, podem contar comigo pro que precisarem!

      Excluir
  4. Que texto lindo... seria bom se todas as madrinhas seguissem a risca seus conselhooos!
    Beijo
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Nossa, se esse post tivesse vindo antes, acho que saberia lidar melhor com a minha cumadre... apesar de conhecermos muito uma a outra [somos amigas desde pirralhas], é difícil lembrar que durante os preparativos do casamento, a noiva fica a flor da pele e acaba falando ou fazendo coisas que não condiz com o perfil dela... às vezes eu me chateava com ela e agt acabava discutindo, afinal eu tava ali pra ajudar, mas graças a Deus isso não interferiu em nada na nossa amizade, pelo contrario, agt rir muito das nossas discursões bestas! Mas é tão boa essa fase, diante da vida corrida o casamento acaba se tornando um pretexto pra juntar as zamigas!

    beijo :*
    http://ninhadolucas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é muito importante ter paciência! E lembrar que mais pra frente os papéis irão se inverter, né? ;}

      Excluir
  6. simplesmente AMEI o q vc escreveu!
    sempre quis fazer um post assim, mas fica bem melhor vindo de uma madrinha mesmo, pq quando vem de noiva pode nao ser tão delicado rsrs
    posso compartilhar na minha página no face?
    as pessoas precisam ler isso! rsrs

    bjs Ana *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danii pode compartilhar sim, claro! Mas não deixe de fazer post sobre o assunto não, é sempre bom ter conteúdo sobre isso espalhado pelo mundo virtual =]

      Excluir
  7. Lindo o texto... algo que todas as madrinhas deveriam seguir, as madrinhas do mundo precisam seguir, pq ta complicado para a maioria das noivas! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Taísa! Espero que eu consiga passar a mensagem pra algumas madrinhas por aí =]

      Excluir
  8. É isso aí, ser madrinha é isso,
    se não ta disposto é so dizer não, mas aceitar e depois só atrapalhar não dá néh ?

    http://eisounoiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, flor! As vezes é melhor até recusar do que ficar de peso morto ;}

      Excluir
  9. Ótimooooo post!!! Pena que muitas da sminhas não tinha acesso a essas informações!!! hahahah


    bjs


    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ana, esse foi o melhor texto que eu já li sobre o assunto, sério! Adorei!
    Todas as madrinhas deveriam ler isso com certeza. Já disse isso mas não canso de repetir: suas amigas são muito sortudas.
    Quando somos noivas, ficamos mais sensíveis e tudo o que queremos é alguém do nosso lado que não se canse de, no mínimo, ouvir sobre o nosso casamento. Um sonho se todas as madrinhas fossem assim.

    Beijos
    Blog: Seremos Um

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! =] Pode ter certeza que eu leio todos os recados e fico muuuito feliz quando vocês comentam

E ah, deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita!

Seguidores

Formulário de contato