Dica de Casa

11 coisas pra se desfazer hoje mesmo

12:22Ana Paula Fonseca

Já olhou pra sua gaveta da bagunça e pensou que muita coisa ali pode ser útil no futuro? Então esse post é pra você. Sei por experiência própria - e principalmente observando a minha mãe (desculpa, mãe!) - que muitas vezes acumulamos objetos que jamais terão serventia novamente mas insistimos em acreditar no contrário. 

Pode ser apego, preguiça de pensar em ter que sair pra adquirir um novo ou até mesmo a sensação de ter tudo sob controle... mas acredite, você pode liberar um espaço tremendo na sua casa se seguir as dicas desse post!

Então que tal repassar os cantinhos críticos da sua casa e separar algumas coisas pra se desfazer? Montei uma lista com 11 produtos que coooom certeza você tem em casa e que podem ir para o lixo sem dó nenhuma ;)

Meias


Essa é clássica e eu sei que você tem pelo menos uma meia sem par na sua gaveta, não tem? E também aposto que assim como eu você vive tentando descobrir esse mistério da abdução, não vive? Infelizmente não nos resta muita alternativa a não ser aceitar que um pé ficou mais independente e dar asas para o outro voar também. O pessoal do blog SOS Solteiros montou um post bacana com utilidades pra meias sem par, veja clicando aqui.

Tinta velha

Sempre compramos um pouco de tinta a mais quando vamos pintar as paredes e sempre acaba sobrando. E aí você tem duas opções: utilizar o restante em algum DIY ou admitir que você nunca vai fazer isso e se desfazer do que sobrou.

Papelada


É importante guardar todas as contas e comprovantes de pagamentos por pelo menos 5 anos, mas se esse período já passou e nada aconteceu pode jogar fora sem dó! O mesmo vale para os cadernos da época de escola. Antigamente até justificava guardar pra eventuais consultas mas com a criação do google agora eles só servem pra juntar poeira e ocupar espaço no armário.

Potes sem tampa e vice-versa

Aqui acontece o mesmo mistério das meias sem par: você coloca no pote a comida que sobrou da panela e quando vai procurar a tampa, cadê? Não encontra, troca de pote e o ciclo se inicia novamente... Isso resulta em mais potes para lavar e provavelmente a mesma dor de cabeça quando cozinhar a próxima refeição - me identifico haha. Então chega! Separe todos os potes sem tampa e/ou as tampas sem pote e mande pra reciclagem.

Copos em desuso


Copo de geleia, copo de requeijão... você pode até estar fazendo um bem para o meio ambiente quando reutiliza as embalagens dos produtos como copo mas olhe bem pro seu armário e veja quantos você realmente utiliza no dia a dia. Se muitos estiverem empoeirados é sinal de que podem ir para a reciclagem.

Perfumes velhos ou sem uso

Eu, por exemplo, não uso perfume. Até tento mas como acabo pagando um preço alto com dores de cabeça intermináveis eles ficam lá, sempre cheios. Com o tempo vão perdendo a validade mas permanecem lá enfeitando a prateleira. Diz pra quê isso? #Desapega

Protetor solar

Todo verão a gente compra um protetor novo e o antigo fica guardado com um restinho no fundo. Tente usar até o final, claro, afinal eles andam muito caros ultimamente! Mas se ao fazer a limpeza dos perfumes encontrou algum protetor solar velho no armário pode se desfazer porque se você não sabia que ele estava ali então ele provavelmente já perdeu a validade.

Roupa de cama


A dura verdade é que você só precisa de duas roupas de cama - no máximo três pra época de inverno quando elas demoram mais pra secar no varal. Então abra aquela gaveta entulhada, faça uma seleção dos mais queridinhos e aproveite para doar os outros pra alguma instituição que precise.

Canetas sem tinta

Elas brotam e quando você vai ver já ocuparam todo o porta-lápis da sua mesa! Teste todas em um papel e se desfaça das que já não funcionam mais.

Cabos e acessórios de celular


Você troca de TV ou de celular, passa os eletrônicos pra frente mas quando vê sempre fica um cabo pra trás. E aí você guarda pensando "ah, vai que eu precise". Mas a verdade é que não vai precisar porque todos os eletrônicos que você comprar também virão com um cabo! E qual você vai preferir usar? O novo que está sem pó e sem mordida do cachorro.

Pilhas e baterias

Sempre acumulamos porque sabemos da importância de não jogá-las no lixo comum - se você joga então saiba que está fazendo isso errado. Então separe todas em um pote que fique sempre visível ao sair de casa e se policie para levar até um ponto de coleta. Vários mercados, bancos e farmácias estão adotando essa prática e você pode contribuir ;) Clique aqui se você quiser conhecer pontos de coleta na sua cidade.


Conte pra mim nos comentários quantos itens dessa lista você também acumula em casa.



Leia também

2 comentários

  1. Oi Ana,

    Ah eu tenho fases,vou guardando mas aí me dá uma louca e separo tudo que não está sendo usado nos últimos meses.Faço limpas porque nada como fazer a energia se renovar não é mesmo??
    Beijos

    http://omundoecleticodefernanda.blogspot.com.br/2016/02/um-quadro-e-dois-imas.html

    ResponderExcluir
  2. acho que papel e o meu fraco
    deixo sempre um monte acumulado
    bjos
    http://www.tpmamoretc.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! =] Pode ter certeza que eu leio todos os recados e fico muuuito feliz quando vocês comentam

E ah, deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita!

Seguidores

Formulário de contato