DIY Casa featured

Como fizemos uma parede de cimento queimado

10:12Ana Paula Fonseca

Que eu sou louca por cimento queimado vocês já sabem, né? Já postei várias inspirações aqui no blog com esse - revestimento(?), pintura(?), efeito(?) - e até me arrisquei em colocar piso e armários lá no apê que lembrassem o meu amado. Mas a verdade é que se eu soubesse que era tão simples ter uma parede assim teria pintado todas!

Ok, exagerei um pouco no simples porque na verdade dá um trabalhão enorme. Quando você começa com a primeira demão tem vontade de sentar e chorar pensando onde é que foi se meter! Mas, acredite, o resultado vale a pena.

A parede foi feita no quarto do meu irmão (meu antigo quarto de solteira... snif) e nós mostramos em detalhes nesse vídeo aqui:


Lista de materiais:
- fita adesiva e plástico pra forrar o chão
- lixa d'água 600
- desempenadeira de aço com canto arredondado
- bucha macia
- cera incolor 
- flanela ou pano de microfibra
- texturato especial da Suvinil de efeito mármore*
- braços fortes e muita paciência

*Usamos duas latas da textura para uma parede de 2,80m x 3,80m. 
*A cor é PRATA, código C161.


Se você também nunca usou uma desempenadeira não se preocupe, as primeiras passadas serão complexas mas logo você pega o jeito. Nós, por exemplo, não conseguimos usar na posição correta que seria horizontal porque estava marcando nas laterais, então decidimos diminuir a superfície de contato com a parede e usá-la na vertical. Demorou mais mas funcionou com a gente rs.

Tentamos cobrir toda a parede na primeira demão de modo que nenhum pedaço branquinho ficasse aparecendo e sempre com movimentos verticais. Usamos uma lata e meia nesse processo e sinceramente não fazemos ideia se esse é o procedimento correto.


Quando secou percebemos que a parede estava muito uniforme e decidimos então na segunda demão passar uma camada extremamente fina alternando o movimento com a desempenadeira. Acredito que esse seja o momento do efeito manchado propriamente dito.

O efeito do cimento queimado ficará realmente aparente quando você passar a cera então não faça como eu e tente convencer o seu irmão de que já está lindo sem ela haha respire fundo e mão na massa! Esse passo é o mais rápido de todos até agora ;)


Depois da cera é necessário lustrar e o ideal seria usar um equipamento próprio pra isso, afinal a essa altura você já está praticamente sem força no braço. Como não temos tivemos que usar um pedaço de pano e o restinho de braço que nos restava. E acho até que foi melhor assim porque no final a parede não ficou brilhante (o que a deixaria mais parecida com o mármore do que com o cimento).


Conclusão


Tenha em mente de que você vai ter trabalho. Nós fomos iludidos pelos tutoriais afora achando que seria uma tarefa simples mas o processo é bem trabalhoso, principalmente pra quem não tem prática nenhuma.

Mas apesar de todo o esforço o resultado vale a pena! Depois de pronto você verá que ficou lindo e sentirá o maior orgulho toda vez que olhar pra ela ;)

Fotos do resultado final em breve

Leia também

1 comentários

Obrigada por comentar! =] Pode ter certeza que eu leio todos os recados e fico muuuito feliz quando vocês comentam

E ah, deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita!

Seguidores

Formulário de contato