featured Inspirações Casa

A casa dos sonhos da Dona Dalva

14:04Ana Paula Fonseca

Se você é um pouquinho ligado em arquitetura e construção com certeza já deve ter visto essa casa por aí. Depois de ganhar o prêmio Building of the Year a mansão da dona Dalva, projetada pelo escritório Terra e Tuma com o orçamento de 150 mil reais ficou conhecida mundialmente.

A solução para um terreno pequeno de 4,5m de frente e 25m de profundidade foi aproveitar o máximo do espaço: dois andares com soluções inteligentes que fazem o ambiente de 95m² parecer muito maior.



Um dos grandes pontos de destaque fica por conta do jardim no meio da casa - meu sonho de consumo! - que serve de complemento para a área da cozinha. O efeito de complemento se dá por conta das portas e janelas de vidro que delimitam o local ao mesmo tempo que ampliam e fazem com que tudo vire uma coisa só. Imagina cozinhar com o verde das plantas de fundo? Clima perfeito de roça dentro de casa <3


E você pensa que acabou por aí? Sobre a laje da sala temos mais jardim! Com a visão pra rua é o local ideal pra observar a paisagem enquanto cultiva uma mini-hortinha. E o melhor é que nesse projeto esse ambiente poderá ser coberto caso a família necessite de mais espaço em casa futuramente.



Com o orçamento apertado a solução foi uma construção econômica: lajes pré moldadas e blocos de concreto. Eu sinceramente amo esse efeito sem acabamento que vem das construções industriais e sem dúvida nenhuma deixaria exatamente assim. Mas o bom desse projeto no caso da Dona Dalva é que quando surgir um dinheirinho extra ela poderá revestir do jeito que preferir.

A única coisa que não gostei foi do lavado colado na pia da cozinha, fechado apenas por uma parede de vidro leitoso. Além do constrangimento de usar o banheiro enquanto alguém te ouve pela "parede" imagino que deva ocorrer problema de efeito olfativo frequentemente. Pra driblar esse problema podemos usar uma plaquinha bem humorada na porta, né: para número 2 favor usar o banheiro da suíte.



Entenda melhor a disposição dos ambientes através da planta do projeto:


Todos os custos (incluindo projeto e demolição da casa antiga) estão descritos a seguir:



E aí, o que me dizem? Gostaram? O acabamento (ou a falta dele) pode não agradar muita gente, mas o que não dá pra negar é que esse projeto fez muito bom uso do dinheiro da dona Dalva, não é? 

Créditos e maiores informações: Terra e Tuma / Arquitetura e Construção

Leia também

0 comentários

Obrigada por comentar! =] Pode ter certeza que eu leio todos os recados e fico muuuito feliz quando vocês comentam

E ah, deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita!

Seguidores

Formulário de contato