Dica de Casa

Como aumentar espaço em banheiros pequenos

12:42Ana Paula Fonseca

Uma grande mudança nas plantas de imóveis atuais, falando principalmente de apartamentos novos, é o tamanho do banheiro. Salas e sacadas estão ficando cada vez maiores e roubando um espaço precioso do cômodo mais importante da casa - porque você pode sim viver sem um quarto, sem uma cozinha, mas nunca sem um banheiro.

Mas como essa tendência aparentemente e infelizmente veio pra ficar, a única solução é nunca parar de procurar um apartamento com banheiro grande aceitar sua nova condição e buscar maneiras de fazer com que seu banheiro pareça maior. Pra isso separei algumas dicas que vão fazer essa adaptação ser bem menos traumática.

Espelhos grandes

Espelhos são bem conhecidos por darem a sensação de amplitude e por esse motivo são muito utilizados em vários cômodos da casa. No caso do banheiro é bacana utilizar acima da bancada da pia, onde ele normalmente iria, mas aumentar o seu tamanho - quanto maior o espelho maior a sensação de amplitude.

Mas cuidado com o que ele irá refletir. Uma parede com quadros pode ficar bem no reflexo mas já imaginou aquele armário todo bagunçado? É bagunça em dobro!


Ocupar o *precioso* espaço sobre o vaso sanitário

Adicionar prateleiras acima do vaso sanitário é uma boa alternativa pra aumentar o seu espaço de armazenamento. É possível criar algo mais decorativo como uma "escada" com cestos de enganchar ou adicionar caixas decorativas que guardem toalhas ou rolos de papel higiênico extras.


Se sua intenção é seguir a dica do espelho grande ele possivelmente ocupará esse espaço. Uma alternativa é usar nichos de vidro que vão sumir no reflexo e possibilitarão que o espelho continue lindamente cumprindo a sua função.


Prateleiras sobre a porta

Um espaço pouco explorado é a região da porta do banheiro. Geralmente pequena - principalmente em banheiros estilo corredor -, a parede da porta dificilmente terá algum espaço extra pra colocar armários ou estantes. 

Uma boa solução é utilizar o espaço aéreo entre a porta e o teto para acomodar uma prateleira e guardar estoque de produtos que não são utilizados diariamente.


Nicho em alvenaria

Uma solução inteligente para a falta de espaço dentro do box: quebrar sua parede sem tubulação para criar um nicho que acomode seus produtos de higiene. Como geralmente falamos de produtos com embalagem pequena não é necessário muita profundidade, alguns centímetros já são suficientes ;)

Mas lembre-se sempre de conversar com a sua construtora sobre essa possibilidade pois muitas paredes são estruturais e não permitem qualquer alteração.


 

Ganhos atrás da porta

Se tem uma coisa que me incomoda em banheiro pequeno é a falta de gancho pra pendurar roupa ou toalha. E confesso que até entendo pois na falta de espaço algo na altura dos ombros, da cabeça ou do cotovelo são ótimos chamativos pra batidas - ai meus galos.

Por isso uma boa alternativa é utilizar o espaço atrás da porta! Pendure ganchos ou barras para acomodar as toalhas e de brinde ganhe um visual limpo quando o banheiro estiver aberto.



Armários sobre a pia

Armário no banheiro é essencial. O visual de uma pia embutida (veja na imagem a seguir) pode ser lindo e clean, mas quando falamos de um banheiro de uso diário é muito importante ter espaço de armazenamento.


Sempre precisamos de espaço pra fazer estoque de papel higiênico, sabonete, shampoo, pasta de dente. São itens básicos e essenciais do dia a dia que você nunca pode ficar sem. Já imaginou precisar e não ter?

Por isso coloque um armário! Planejado é sempre melhor quando falamos de ambiente pequeno pois assim consegue utilizar todos os centímetros disponíveis no espaço dedicado a ele. Mas, se não for possível, procure por algo que melhor se adeque ao que você precisa. Existem vários modelos no mercado que vão te ajudar a esconder aquela baguncinha de sempre.



E construtoras, que tal darmos mais atenção a esse ambiente, hein? 

Leia também

1 comentários

Obrigada por comentar! =] Pode ter certeza que eu leio todos os recados e fico muuuito feliz quando vocês comentam

E ah, deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita!

Seguidores

Formulário de contato